terça-feira, 31 de maio de 2011

A análise do DNA mitocondrial em odontologia forense

A análise do DNA mitocondrial em odontologia forense
Lorem Krsna de Morais Sousa ¹
Flávio Furtado de Farias2

____________________________________________________________
Resumo
Apresentar os aspectos da técnica de análise de DNA mitocondrial no processo de investigação criminal no papel do perito dentista, demonstrando ainda as vantagens e desvantagens deste método em relação a outros utilizados; Mostra a importância de seu uso em acidentes em massa.

Descritores: Odontologia forense, métodos periciais, DNA mitocondrial.
¹ Estudante de odontologia da Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio.
2 Professor Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio. Doutor em Patologia.




Introdução
            Na área forense, torna-se, indiscutivelmente importante, a identificação precisa da origem do material biológico quer por razões humanitárias ou legais. Muitas vezes, iniciada antes mesmo da análise da causa da morte. (GRUBER; KAMEYAMA, 2010, p.1) 
 
          Em acidentes fatais,nos quais as vítimas não podem ser reconhecidas visualmente pelas vestimentas, objetos pessoais e/ou impressões digitais devido à degradação do corpo, seja pela violência da morte ou tempo decorrido, recorre-se à análise da arcada dentária e/ou análise de DNA.

sábado, 14 de maio de 2011

A guerra das mitocôndrias

ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 02 de fevereiro de 2013
.
Há milhões de anos, um grupo de bactérias conseguiu conquistar território privilegiado dentro de algumas células. Desde então, este fértil território se expandiu em um verdadeiro império.
As células eucarióticas constituem o REINO DAS MITOCÔNDRIAS.
No entanto, ao longo deste período histórico, eventos de batalhas e traições são constantes.
Outras bactérias lutam para destruir ou conquistar este império.
No mais vasto mundo, as mitocôndrias tiveram que ceder e unir reinos com os cloroplastos, mas na terra fúngicas e animais, as mitocôndrias reinam absolutas.
As batalhas são travadas nos mais diversos campos e diversas estratégias foram desenvolvidas.
.
O sacrifício faz parte de milhões destas guerreiras. Muitas mitocôndrias são enviadas a um combate sem chance de sobrevivência. Elas são enviadas aos Reinos Eucarióticos Masculinos. Elas não têm escolha. Uma vez neste reino, não deixarão descendentes. Não têm a mesma sorte da guerreiras enviadas aos Reinos Eucarióticos Femininos, que poderão se perpetuar. Estas sim pertencem ao Reino Imortal. (inserto: 15 maio 2011)
.

Neutrophils Extracellular Traps - NET... algumas considerações iniciais

Atualizado em 27 de setembro de 2011



Em 2004, Brinkmann e colaboradores descreveram NET como uma forma de resposta inata que liga microrganismos, impede sua disseminação e assegura uma alta concentração localizada de agentes antimicrobianos para degradar fatores de virulência e matar bactérias.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Biofilme dentário - papel do DNA

Para quem está querendo um tema novo para DOUTORADO.
.
Há alguns anos (acho que em 2007-2008) li um artigo que falava da ação de DNAse na destruição (remoção) de biofilmes bacterianos. Eu li este artigo enquanto buscava informações que pudessem ser úteis para a técnica de tratamento de canais radiculares desenvolvida durante meu doutorado - Técnica Endodôntica à Vácuo.

tunnelling nanotubes - Nanotubos de tunelamento

Esta palavrinha - tunelamento - parece ser complicada, e, ter significado diverso, se estamos falando de física quântica, de internet, ou em biologia.]
.
Nosso uso aqui é em Biologia, assim para os fins que pretendemos, tunelamento tem a ver com TÚNEL.
.
Assim, nanotubos de tunelamento são canais membranosos entre células de animais. São estruturas nanotubulares muito sensíveis que se formam continuamente entre as células, formando uma rede complexa. Estes canais facilitam a transferência intracelular de organelas, moléculas e componentes de membrana, inclusive de prions. Suas funções parecem ser muito relevantes.
A neurociência também começa a pesquisar estas estruturas e verificar seu papel no funcionamento do sistema nervoso.
.

.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mitocôndrias... e onde elas estão hospedadas

ESTE TEXTO É FICÇÃO (será mesmo?)
.
Mitocôndrias são bactérias defectivas, ou seja, elas não conseguem multiplicar-se sozinhas fora de uma célula. São parasitas intracelulares obrigatórios extremos. Dependem de genes nucleares para conseguir permanecer na célula de forma viável.
Elas podem fazer divisão binária, e podem realizar um processo que outras bactérias não realizam a fusão mitocondria. Elas podem se fusionar umas às outras e depois sofrer fissão.
E este processo ainda é essencial para a divisão da célula eucariótica (será que a célula eucariótica também é defectiva?).
Ainda, quando as células são submetidas a um "jejum", a célula ativa a autofagia e ocorre a degradação de seu conteúdo, mas as mitocôndrias evitam se dividir (fissão) nestas situações, e, assim, ficam maiores ainda.AQUI
.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bainha Rizogênica Apical - ou - Bainha Epitelial de Hertwig

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 07 de novembro de 2013 às 19:00h
.
AVISO AOS QUE NÃO ESTÃO INTRODUZIDOS AO ESTUDO DA HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA ORAL: os termos Bainha Rizogênica Apical (BRA) e Epitélio Reticular Radicular (ERR) não estão presentes na literatura. São proporsições do autor deste blog.
.
Seria possível pensar na Bainha Epitelial de Hertwig como um órgão formador da raiz dentária?
.
Eu já escrevi algumas análise sobre os chamados restos epiteliais de Malassez aqui.
.
Bem, o que estou pensando desde algum tempo é algo assim: