Para quem está querendo um tema novo para DOUTORADO.
.
Há alguns anos (acho que em 2007-2008) li um artigo que falava da ação de DNAse na destruição (remoção) de biofilmes bacterianos. Eu li este artigo enquanto buscava informações que pudessem ser úteis para a técnica de tratamento de canais radiculares desenvolvida durante meu doutorado - Técnica Endodôntica à Vácuo.
.
Os biofilmes bacterianos são velhos conhecidos da Odontologia, que no passado eram chamados de placas dentárias. Hoje, sabemos que mesmo dentro dos canais radiculares, sobre a parede de dentina, formam-se estes biofilmes, quando a polpa está infectada.
.
Cheng e colaboradores (2011) analisaram o DNA extracelular (eDNA) presente em biofilmes, e verificaram que diferentes bactérias liberam eDNA em quantidades e tipos diferentes, e especulam sobre a função do DNA no biofilme.
.
Certamente, esta abordagem deverá ser realizada no estudo de biofilmes dentários, e deverão fornecer informações úteis para a composição de dentifrícios, bem como na abordagem de biofilmes em diversas superfícies, tais com dentina, implantes dentários, próteses, entre outros.
.
Fora do campo da Odontologia, pode ser importante para o controle de infecções nas vias respiratórias (Pseudomonas aeruginosa) e na indústria (qualquer coisa que use ductos ou reservatórios).
.
Alguns trabalhos interessantes:
- com Staphylococcus aureus;
- e falando de DNA, talvez seja interessante falar em cromatina também, aqui um texto importantíssimo no wikipedia.
- DNA extracelular com função de defesa imune inata em plantas.
- da necessidade de se pensar sobre isto para novas abordagens de biofilmes dentários;
- DNA extracelular e autolisina na formação de biofilme;
Nenhum comentário:
Postar um comentário