Hypoxia-Inducible Factor (HIF) são fatores de transcrição que reagem a mudanças na concentração de oxigênio nos tecidos
.
O HIF-1 é um heterodímero composto por duas subunidades - HIF-1alfa e HIF-1beta.
.
HIF-1beta é constitutivamente expresso.
.
HIF-1alfa, embora seja produzido também constitutivamente, em condições de normóxia, sofre hidroxilação (por ação da HIF prolil-hidroxilase) sofrendo ubiquitização (por pVHL) e rápida degradação em proteossomos.
.
Mas sob condições de hipóxia (abaixo de 6% e com pico em 0,5% de O2), a HIF prolil-hidroxilase é inibida (ela requer oxigênio) e HIF-1alfa não é degradado. (succinato também inibe a HIF prolil-hidroxilase).
.
A HIF-1alfa estável forma um complexo com HIF-1beta no núcleo que se liga a "hypoxia-response element", que regula a expressão de uma centena de produtos, muitos dos quais relacionados à sobrevivência em condições de hipóxia - enzimas da glicólise, VEGF, entre outros. Assim, ativa vias que regulam processos tais como angiogênese, apoptose e adaptação metabólica, além de eritropoiese e proliferação celular.
Expert Reviews in Molecular Medicine: http://www.expertreviews.org/
Accession information: Vol. 7; Issue 6; 15 April 2005
.
HIF-2alfa é uma outra proteína da mesma família, mas que tem expressão restrita a algumas células. Inicialmente às células endoteliais durante a embriogênese, e depois verificou-se também em fibroblastos renais, hepatócitos, células epiteliais intestinais, células intersticiais pancreáticas, cardiomiócitos e pneumócitos tipo II.
.
É importante compreender que além destas funções fisiológicas, a expressão elevada de HIF-1 e HIF-2 está associada a um pior prognóstico de diversos tipos de canceres. Isto indica papel na tumorigênese.
Nenhum comentário:
Postar um comentário