terça-feira, 16 de julho de 2013

Lojão das Organelas - mitocôndrias

Imagina aí, suas mitocôndrias estão velhas, e você realiza uma terapia de substituição mitocondrial.
.
Inserto em 24 de novembro de 2014
Bem, quando escrevi isto aí acima ainda não tinha lido alguns artigos interessantíssimos nesta linha de pesquisa.
Pois bem, parece que esta terapia de substituição mitocondrial já existe in natura.
Células-tronco mesenquimais multipotentes podem receber suas mitocôndrias a partir de células musculares lisas de vasos sanguíneos, utilizando para tanto a formação de nanotubos de tunelamento (tunneling nanotubes) entre as células.
A partir destas transferências mitocondrias, ocorrem mecanismos regulatórios da proliferação de células de vasos sanguíneos lesionados.
Segundo a literatura citada por Vallabhaneni, Haller & Dumler (2012), células-tronco podem então passam a se especializar no sentido da célula doadora, diferenciando-se em células muscular lisa, ou em outro tipo de linhagem de onde provenham as mitocôndrias.
Estes autores desta forma sugerem (originalmente) que as mitocôndrias têm papel na regulação da proliferação de células tronco. E sugerem também que a transferência de mitocôndrias para os cardiomiócitos pode prolongar suas sobrevivência.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3495124/
.
De alguma forma o lojão natural das mitocôndrias já existe, e suas vendedoras podem ser as células tronco mesenquimais. Nós bem que podemos, tecnologicamente, montarmos empresas para favorecer este mercado de mitocôndrias. Vem se aproximando aí as terapias mitocondriais.
Estejamos preparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário