Última atualização em : 21.nov.2013.
.
16.dez.2011
HIPÓTESES. O TEXTO ABAIXO REFERE-SE APENAS HÁ UMA INTERPRETAÇÃO SEM FUNDAMENTAÇÃO CONSISTENTE.
.
E se o Rede Epitelial Radicular forma um sistema tubular que produz uma secreção que atinja o fundo do sulco gengival (ou bolsa periodontal)??????
.
Durante o desenvolvimento dentário, uma rede epitelial se diferencia a partir da bainha epitelial radicular (Bainha epitelial de Hertwig) e responde a diversos estímulos produzindo e secretando substâncias diversas.
.
Dentre estas substâncias, peptídeos antimicrobianos que controlam o crescimento microbiano e impedindo a invasão microbiana.
.
O aumento do fluxo do fluido gengival seria uma resposta a quebras da homeostasia ou do equilíbrio ecológico no sulco gengival.
.
(INSERTO EM 21 de novembro de 2011):
Acabo de ler que uma característica marcante do restos epiteliais de malassez (aqui eu chamo de Rede Epitelial Radicular) é que suas células persistem dentro da matriz mesenquimal durante a vida pós-natal, enquanto outras células epiteliais em outros tecidos existem como uma camada separada do tecido conjuntivo subjacente por uma lâmina basal.
Porém, o artigo (Xiong et al., 2012) não apresenta referência bibliográfica para esta afirmação.
Este ponto precisa ser elucidado para prosseguirmos em nossas análises.
ESPECIALMENTE PORQUE, segundo CERRIS, GONÇALVES & SASSO-CERRI (2009): "Ultrastructural examination revealed that a continuous basal lamina surrounded the outer surface of the RM, include the large rests.", em tradução livre, o exame ultraestrutural por microscopia eletrônica revelou membrama basal ao redor dos restos epiteliais.
. (XIONG et al. 2012) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3396154/pdf/scd.2011.0471.pdf
(CERRI GONÇALVES & SASSO-CERRI 2009) http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ar.20826/pdf
Eu já havia publicado aqui no blog, figuras oriundas do trabalho de Cerri, Gonçalves & Sasso-Cerri, 2009. Vê em http://professor3fhipoteses.blogspot.com.br/2011/07/reticulo-epitelial-radicular-restos.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário